Conheça a espaçonave inflável que irá explorar Vênus



A fabricante de produtos aeroespaciais Northrop Grumman apresentou uma nova ideia para explorar o planeta Vênus.

Caso a agência espacial americana goste da espaçonave a ponto de financiá-la, o VAMP pode estar explorando Vênus em dez anos

A Venus Atmospheric Maneuverability Platform (VAMP) pode fazer com que a Nasa explore a atmosfera do planeta com uma aeronave inflável, enviada a partir de outra espaçonave na órbita venusiana.

Como a VAMP é auto inflável, ela seria leve o suficiente para planar com pouca ou nenhuma energia, mas ainda seria manobrável para navegar nas correntes de convecção e resistente o bastante para aguentar o ácido sulfúrico que domina a atmosfera de Vênus.

A espaçonave está sendo desenvolvida pelo programa New Frontiers da Nasa, iniciativa que busca novas abordagens para a exploração do Sistema Solar. Caso a agência espacial americana goste da espaçonave a ponto de financiá-la, o VAMP estará explorando Vênus em dez anos.

Muita gente na indústria espacial encara Vênus como uma alternativa mais prática a exploração de Marte. O planeta geralmente está mais perto do que o Planeta Vermelho, graças a seu ciclo orbital, o que tornaria as missões mais simples.

A superfície do planeta é inabitável, pois é quente e densa. Mas uma espaçonave que flutue nas nuvens de Vênus poderá encontrar temperaturas, níveis de radiação e pressão parecidos com os da Terra.

A principal missão a Vênus enviada pela humanidade aconteceu em 2005, quando a Agência Espacial Europeia lançou uma sonda chamada Venus Express.

No final do ano passado, cientistas da Nasa tiveram a ideia de lançar balões infláveis como uma forma de a humanidade estabelecer colônias permanentes nas nuvens venusianas. O sistema foi chamado de Conceito Operacional de Alta Altitude Vênus (HAVOC, na sigla em inglês).

A espaçonave proposta pela Northrop Grumman seria mais parecida com a Venus Express do que com a HAVOC, coletando dados científicos ao invés de hospedar seres humanos.

Mas o VAMP chegaria mais fundo na atmosfera de Vênus do que a Express já chegou, registrando mais informações e obtendo experiência prática sobre como sobreviver na atmosfera de Vênus.

Ainda assim, sem o apoio da Nasa, o VAMP será apenas um conceito. Os projetos escolhidos para a missão New Horizons serão divulgados no ano que vem.


INFO Online: Gabriel Garcia

 

Pesquisa Google

Carregando...