Extensão para Chrome resolve alto consumo de memória colocando as abas para “dormir”

Links Patrocinados Google educação



A alta quantidade de memória que o Google Chrome consome já virou motivo de reclamações, piadas e trocas de browser – falamos disso aqui, inclusive. Mas uma extensão atualizada neste último domingo promete resolver o problema e, quem sabe, fazer seu relacionamento com o navegador voltar aos tempos de glória. Chamado de The Great Suspender, o plugin consegue reduzir o uso de memória – que pode afetar o desempenho do PC quando chega a altas quantidades – colocando as abas não usadas para “dormir”.

O add-on funciona de forma simples. Em sua tela de configurações, você define o tempo que a aba precisa ficar inativa antes de ter suas atividades suspensas. O intervalo vai de 20 segundos a três dias, e você ainda pode escolher algumas palavras-chave que tornam determinadas abas imunes a essa suspensão – Facebook, por exemplo, para que você não perca mensagens. Formulários não salvos também impedem que o endereço seja suspenso.

Se você voltar a uma página e ela estiver suspensa, basta clicar na tela para recarregá-la. Nos testes realizados por INFO em um PC com 4 GB de RAM, rodando o Chrome com seis abas abertas, o pico no consumo de memória foi de 62%. Depois de um minuto de inatividade e da suspensão das páginas pelo plugin, a porcentagem caiu para 44%.

O útil The Great Suspender é gratuito e só tem versão para Chrome – embora uma para o Firefox até fosse bem-vinda. Dá para baixar o add-on pelo link abaixo.

Apesar de só estar disponível para o Chrome, a extensão foi divulgada em código aberto, o que vai permitir que outros desenvolvedores a modifiquem para que seja compatível com outros navegadores.

Download - Link patrocinados

Fonte Info Abril: Gustavo Gusmão

 

Pesquisa Google

Carregando...