Há um novo FLICKR e é incrível


Novo Flickr

O Flickr mudou para te reconquistar. Ao longo dos últimos meses, a plataforma de fotos da Yahoo tem testado novos designs, funcionalidades e apps – uma experiência que está agora concluída. Há um novo Flickr e é incrível.

O Flickr quer ser a casa para as tuas fotos. Todas elas. Quer ser o sítio onde guardas as imagens que tiras com o telemóvel ou a DSRL, onde as editas e as organizas e onde escolhes quais é que queres partilhar. O Flickr quer ser também o local onde encontras aquela foto e aquele fotógrafo.

O renovado Flickr é o maior update que a plataforma recebeu, desde que, em 2013, a empresa aumentou o espaço gratuito de armazenamento para 1 TB para todos os utilizadores. O Flickr tem um site desktop fresco, uma nova funcionalidade chamada Camera Roll e um melhorado motor de busca.

Este update coloca o Flickr pronto para competir com o Google+ Photos, com o Apple Photos e com a Dropbox, por exemplo.

Uma nova experiência desktop

Praticamente todo o site desktop do Flickr foi actualizado. Desde o stream – que agora é um feed contínuo de fotos com botões para gostar, comentar e partilhar –, aos perfis, aos álbuns e aos grupos, a experiência no Flickr.com é agora muito mais coerente e agradável entre as várias páginas.

Tal como até aqui, os utilizadores têm um perfil para publicar as suas fotos e as organizar em álbuns públicos. Podem juntar-se a grupos e neles partilhar imagens e participar em discussões. E na secção “Create”, podem encomendar quadros ou livros com as suas imagens ou com imagens de galerias curadas pelo Flickr.

Link Patrocinados | Flickr

A experiência desktop do Flickr assemelha-se àquela que podemos obter através das apps móveis. A ideia é que o desktop e o mobile estejam sintonizados. Podes saber mais sobre as apps móveis (iOS e Android) do Flickr na parte final deste artigo.

Um rolo de câmara na cloud

Todos os utilizadores têm 1 TB de espaço gratuito no Flickr e podem usá-lo para guardar as suas fotos. Sim, aquelas que tiram com o telemóvel, mas também as outras, tiradas com Canons ou Nikons. As imagens ficam armazenadas num espaço chamado Camera Roll, de forma privada; podes depois decidir quais queres partilhar, com quem e em que meio (Flickr, Facebook, e-mail…).

As apps móveis do Flickr podem ser configuradas para automaticamente fazerem o upload de novas imagens para o serviço (a funcionalidade chama-se Auto-Uploadr). Para o computador, a empresa criou uma nova ferramenta, baptizada de Uploadr.

Link Patrocinados | Flickr

Disponível para Windows e OS X, o Uploadr permite-te facilmente carregar muitas imagens em simultâneo para o site. Podes usar o Uploadr para importar fotos alojadas no próprio computador, numa biblioteca Apple Photos, num cartão SD ou em discos externos.

Todos os uploads serão guardados em privado no Camera Roll da tua conta do Flick, ficando disponível em qualquer dispositivo e em qualquer lugar. Isto é, podes ver as fotos das férias do último Verão ou recordar o jantar de ontem com os amigos sempre que quiseres, através do Flick.com ou das apps móveis.

Esta é, precisamente, a grande vantagem do Camera Roll do Flick. Basicamente ficas com a tua biblioteca na cloud e não precisas mais de te preocupar com passar fotos do telemóvel para computador, nem com o espaço que elas ocupam no disco rígido.

No teu Camera Roll, as fotos ficam organizadas por data em que foram tiradas e por data em que foram uploadadas.

Mas o Flick é mais inteligente e vais mais longe. O Magic View permite-te ver as imagens inteligentemente organizadas consoante aquilo que elas “dizem”: paisagens, pessoas, preto e branco, abstracto, simetria…

Link Patrocinados | Flickr

Podes editar as fotos directamente no Flickr, adicionar títulos e descrições, identificar pessoas ou alterar outras informações, como a própria data.

Link Patrocinados | Flickr

Se quiseres mostrar uma foto ou um conjunto de fotos a amigos, basta seleccionares os items e clicares na opção de partilha. Depois copias o link, envias por e-mail, fazes o upload para o Facebook ou seleccionas uma outra opção.

Pesquisa

O Flickr melhorou o seu motor de busca, tornando a pesquisa de imagens mais inteligente, intuitiva e rápida. Seja para encontrar aquela foto que tiraste nas férias de Natal ou para encontrar a imagem certa para o blogue ou PowerPoint, a pesquisa do Flick promete resultados.

Link Patrocinados | Flickr

Agora podes filtrar imagens pela cor, pelo tamanho e pela orientação (por exemplo, panorâmicas). Podes pesquisar por fotos tiradas num dado local ou num dado evento/comemoração.

O Flick também melhorou os algoritmos de pesquisa para que pesquisas complexas (entenda-se: com duas palavras) como “London Eye” não dêem olhos em Londres. Mas há outra novidade importante: o Flick sabe o que são fotos de paisagem, não precisa de existir um tag “landscape” nelas.

Mais mobile

O Flickr renovou também a experiência mobile, introduzindo a nova funcionalidade Camera Roll e a nova pesquisa. Alterou alguns detalhes ao nível do design, como a barra de navegação desaparecer durante o scroll num feed redesenhado.

Link Patrocinados | Flickr


Fonte Shifter : Mário Rui André

 

Pesquisa Google

Carregando...